Angola e Bélgica de mãos dadas na promoção da cultura
O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, recebeu em audiência, esta terça-feira, em Luanda, o embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Jozef Smets.
No encontro, que abordou diversos assuntos relacionados com a cooperação na cultura, turismo e ambiente, o embaixador informou sobre as actividades culturais que ocorrerão no contexto do mês da Francofonia.
Durante o mês de Março, serão realizados uma série de eventos culturais, com destaque para um concerto de Jazz com artistas estrangeiros e nacionais, no dia 23 de Março, às 18h30, no Palácio de Ferro, em Luanda.
Ressonância com o saxofonista Nicolas Kummert
No dia 24, realiza-se o concerto "Ressonância” , no Palácio de Ferro, às 18h30, com um trio, liderado pelo saxofonista belga, Nicolas Kummert, acompanhado pelo percussionista do Benin, Ângelo Moustapha, e o guitarrista francês, Benjamin Sauzereau.
Nicolas Kummert afirma que "a música é, acima de tudo, uma forma de ressônancia, tanto com outros músicos como com o público”.
Nicolas Kummert formou-sem em 2001 no Conservatório Real de Bruxelas, a mesma academia que formara décadas antes Arthur Grumiaux (1921 - 1986), violinista belga, considerado por alguns como "um dos poucos virtuosos do violino verdadeiramente grandes do século vinte”.
Kummert tem 43 anos e já ganhou vários prémios, trabalhou com muitos músicos espalhados pelo mundo, com realce a Jef Neve, Yves Peeters, Pierre Van Dormael, Manu Dibango e outros.