Angola possui no seu território, um património histórico, cultural e natural, considerável, destacando-se: edificações, sítios e lugares de memória, arte rupestre, parques naturais, fauna e flora. Por esta razão, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente junta-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorada, dia 18 de Abril.
O conjunto do património nacional, constitui o mais eloquente testemunho do percurso histórico, da sensibilidade do povo angolano, nos diferentes contextos e situações, que marcaram a sua história.
Neste sentido, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente considera oportuno celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, através de um programa que vai abarcar uma multiplicidade de eventos.
"Passados complexos, futuros diversos” é o lema instituído pelo ICOMOS, Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, num ano em que Angola classificou o Sona, figuras geométricas (desenhos na areia) da Região Leste, a Praça da Independência, em Luanda, Largo do Pelourinho, Luanda, Ombala do Bailundo e Escombros do Palácio do Governo Provincial do Cunene.
Cabe ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, através do INPC, Instituto Nacional do Património Cultural, a garantia da transmissão do legado histórico e patrimonial às futuras gerações, num processo educacional de preservação e conservação.