Maravilha Dias dos Santos, ou simplesmente "Comandante Maravilha”, é comandante do União Kiela há sete anos. Ela recebeu de Beatriz António, a "Tia Bia”, então líder do União Kiela, um voto de confiança na continuidade, com o objetivo primário de reconstruir a afirmação da agremiação no carnaval de Luanda.
NASCIMENTO
Maravilha Isabel Dias dos Santos nasceu aos 21 de Junho de 1979, no Sambizanga, em Luanda. É filha de Francisco Dias dos Santos e de Isabel Ventura Fernando Pedro, cantora, dançarina e co-fundadora do Grupo de Carval União Kiela.
Isabel Ventura Fernando Pedro é mãe de Maravilha Dias dos Santos e dedicou toda sua vida ao serviço da tradicional festa popular angolana, o carnaval.
Maravilha Isabel Dias dos Santos, começou a dançar aos cinco anos de idade como porta-bandeira do União Dimba Ngola (um nome que se confunde com União Dimba dia Ngola).
Entretanto, União Dimba Ngola, é um grupo de carnaval fundado há vários anos, em Caxito, Província do Bengo, por Isabel Ventura. União Dimba Ngola era um grupo que fazia a maior parte dos seus ensaios em Luanda.
Maravilha Dias dos Santos foi baptizada pela "Tia Bia" com o nome de "Mais-Velha", e que devia comandar o grupo União Kiela, segundo a vontade expressa pela própria "Tia Bia".
Maravilha Dias dos Santos é hoje uma cantora, dançarina e coreógrafa, foi vocalista do União Kiela durante 22 anos, até o ano de 2014, altura em que assumiu-se comandante de um dos grupos mais emblemáticos da história do carnaval de Luanda.
HOMENAGEM
A homenagem à Comandante Maravilha configura o justo reconhecimento a uma cidadã destemida, artista dedicada, e com provas dadas, descrita pela grande participação na valorização da canção, do canto e da dança nos desfiles da festa popular.
O grupo de carnaval União Kiela foi fundado em 1 de Janeiro de 1947, no Sambizanga, em Luanda, por Beatriz António, Juliana António, Ana Passos, Margarida Domingos, e Isabel Ventura, que foi a principal vocalista do grupo durante vários anos.
Maravilha dos Santos, "Comandante Maravilha" , "Mais-Velha" , tem a sorte de ser hoje a comandante de um dos mais antigos e tradicionais grupos de carnaval do nosso país, que reúne um número considerável de membros da mesma família, destacando-se os seus próprios filhos (o filho mais velho é falecido, teria hoje 23 anos, e chegou a dançar na corte do União Kiela), irmãos, primos e sobrinhos.
Tributo merecido à comandante Maravilha Dias dos Santos.