Sua Excelência Filipe Silvino de Pina Zau, Ministro da Cultura e Turismo da República de Angola, está desde domingo em Lusaka, para proceder o descerramento do busto do primeiro Presidente e guia imortal da nação angolana Dr. António Agostinho Neto.
Para participar da mesma actividade a realizar-se amanhã terça- feira, 28 de Fevereiro, em Lusaka, chegou está tarde a capital zambiana a Dra. Maria Eugênia Neto, viúva do médico, poeta maior e pai da nação angolana.
Em Lusaka, os ilustres convidados foram recebidos no Aeroporto Internacional "Kenneth Kaunda”, por Sua Excelência Azevedo Xavier Francisco, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República da Zâmbia, além de altos funcionários desta missão diplomática acreditada nesse país vizinho.
De acordo com o programa da visita, amanhã, terça-feira, Sua Excelência Filipe Silvino de Pina Zau e a Dra. Maria Eugênia Neto, deslocar-se-ão ao Museu Nacional de Lusaka, local onde será descerrado o busto do grande nacionalista angolano, acompanhados de Sua Excelência Rodney Sikumba, Ministro do Turismo da República da Zâmbia.
A colocação de grinaldas acompanhada de música solene e a leitura da biografia do Dr. António Agostinho Neto, a ser feita por um acadêmico zambiano, constam do programa que marca o descerramento do busto do poeta maior angolano na Zâmbia.
Para esta actividade foram convidados todos os chefes de missões diplomáticas acreditados na Zâmbia, com particular destaque para os Embaixadores que fazem parte dos chamados países da linha da frente, como Zimbabwe, Moçambique, Tanzânia, além de representantes de outros países que sempre estiveram ligados a vida política e obra de Agostinho Neto.