O Ministro da Cultura Filioe Silvino de Pina Zau, participa no Simpósio da Diáspora Africana em Abuja/Nigéria para construir conexões mais fortes entre a África e a Diáspora e promover a institucionalização do pan-africanismo na ONU com a celebração da Década Internacional dos Afrodescendentes.
O simpósio pretende explorar e engajar as contribuições das habilidades da Diáspora com particular destaque para o conhecimento científico, transferência de tecnologia e aumentar a sua participação no desenvolvimento de África.
A organização do Simpósio defende mudanças de políticas e práticas conducentes a uma integração mais eficaz das acções lideradas pela Diáspora no cenário dos Planos de Desenvolvimento dos seus países de origem por meio de organizações como África, Caribe e Pacífico – ACP, liderado pelo angolano George Rebelo Chicoty.
Angola participa do Simpósio com uma delegação liderada pelo ministro da cultura Filipe de Pina Zau que chegou esta Terça-feira, 25 de Abril, a Abuja, Capital do Território Federal da Nigéria.
A expectativa do ministro Filipe Zau é que o evento venha valorizar mais o papel da Diáspora no desenvolvimento económico e social de África com remessas e contribuições filantrópicas.
CONEXÕES FORTES
Sob o lema "Construindo Conexões mais fortes entre a África e a Diáspora Global”, o simpósio propõe-se relançar uma Interface para Netwoking africanos e institucionalizar o Pan-africanismo nas Nações Unidas por meio da celebração da Década Internacional dos Afrodescendentes.
A organização revela que o maior recurso de África é o seu abundante potencial humano que está a fazer história em todo mundo motivo para o qual a Diáspora deve ser vista pelos governos como uma força e parceiro de desenvolvimento sustentável.
Historicamente, a Diáspora africana é constituída por caribenhos, brasileiros, afro-americanos, ilhéus do Pacífico, afro-europeus/asiáticos cujos trisavós e bisavós foram retirados involuntariamente há cerca de 600 anos do continente pelo Golfo, Atlântico e outras rotas.
O Simpósio que está a ser organizada pela Aliança Diáspora Africana - AfDA, a Organização dos Estados da Africanos, Caribenhos e do Pacífico – OACPS (sigla em inglês), em parceria com a Comissão dos Nigerianos na Diáspora - NiDCOM e a Direcção de Cooperação Técnica em África – DTCA, ambos do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Nigéria, com o objectivo de oferecer estratégias urgentes e soluções para os problemas do continente.